20 novembro 2012

Sobre os livros

Este post tanto podia ser colocado na categoria diário, como na categoria info, porque hoje vou falar-vos de livros e a verdade é que quem me conhece sabe bem o quanto eu adoro livros, principalmente todos aqueles que por algum motivo contêm muitas ilustrações. Mas os livros de que vos quero falar hoje são os livros álbum ou melhor dizendo os álbuns formato livro e o porquê de ao invés de com as sessões oferecer um álbum fotográfico no formato livro, oferecer antes 10 fotografias impressas soltas.


Mais uma vez vos digo, eu adoro livros, mas no que a fotografia diz respeito custa-me sempre muito ter as imagens aprisionadas nesse formato. O livro é um livro, fica fechado, quando muito com a lombada à vista na estante e nada mais. Uma bela imagem é para ser vista e admirada as vezes que se quiser, sem que para isso seja obrigatório parar para pegar e folhear um livro. A opção por oferecer fotografias impressas soltas não foi tomada à toa e foi pensada numa perspectiva de flexibilidade. Com as fotografias soltas são livres de as usarem como bem entenderem. E mesmo que a opção seja utilizar-las num álbum mais tradicional, esta opção continua a ser uma opção flexível, porque podem reorganizar, tirar ou acrescentar sempre mais uma ou outra fotografia. 


Uma boa aplicação destas fotografias é nos álbuns articulados ou álbuns acordeão. Este tipo de álbum foi pensado para que as imagens estejam bem expostas, por exemplo, em cima de uma estante. Outro exemplo de aplicação flexível das fotografias soltas, são as caixas. A qualquer momento podemos abrir a caixa, retirar de lá uma fotografia e colocar-la numa moldura.

E sobre estas duas aplicações digo-vos que ainda não encontrei álbuns ou caixas mais bonitas e cuidadas que as da artista Sílvia Pontes. São integralmente feitas à mão pela própria, e o melhor é que podemos escolher o material favorito. Conseguem imaginar, por exemplo, uma linda caixa de veludo ou acetinada onde guardam preciosamente as vossas memórias? Eu consigo!  

Espreitem aqui e aqui estes e outros produtos que a Sílvia tão bem executa.

Sem comentários: